Basicamente este arcano nos diz: Quando chega sua hora tudo acontece!
Geralmente o conselho é seguir a espontaneidade e estar aberto para tudo aquilo que a vida tem a lhe oferecer. Deve-se aceitar que somos aprendizes da vida.
Vejamos primeiramente porque em certos tarôs como o de Marselha o Louco é chamado “Le Mat”.O vocábulo “Matt” é derivado da expressão árabe “as-sah mat”, que significa o rei morreu. Mais precisamente , a citada expressão é a mesma traduzida durante o jogo de Xadrez coma locução “Xeque-Mate”. Na antiga Pérsia tanto o Rei como o jogo de xadrez tinham o mesmo nome: Sah. “Mat” quer dizer sem saída, desesperado, em uma situação de loucura... que a nomearam “mate.”
Quanto a letra hebraica o “Schin” exprime hieroglificamente a mesma coisa que o “zain” (arcano 7) e o “Samekh” (15) é uma flecha, um objeto tendendo à um objetivo, mas o movimento que era direto no “zain” e tornou-se circular no “Samekh”toma aqui a forma do equilibriode um polo a outro com um ponto de equilíbrio instável no meio. O Shin também é o símbolo da duração relativa e do movimento que com ele se relaciona, ao passo que o Samekh exprimia o movimento cíclico e por conseguinte a duração absoluta. O Shin é uma das três letras-mães.
Ele é perseguido por um chacal que embora se assemelhe com um cachorro é um chacal, representado no baralho egípcio pelo crocodilo e no Tarô maçônico foi suprimido por já estar morto, embora esse animal (a morte) tente agarra-lo atacando-o, este não consegue pois interpretamos como que nem a Morte detém o louco, pois ele se tornou tão forte quanto a morte.
Num jogo de cartas o arcano 22, o Louco, tem o significado de uma partida súbita, uma iniciativa entusiasta, uma passagem, uma viagem, uma mudança ou ainda um ataque de loucura e uma fase de transição. Sendo este arcano o número 0, associa-se a um retorno, uma regressão, uma involução necessária antes de dar o grande passo.
Enfim, este arcano nos anuncia que deverá seguir para frente ou, então retornar sobre si mesmo, sem as amarras dos preconceitos, libertando a criança interior que há em nós.
Seus significados positivos são: Partida, mudança, evolução, progresso, proeza, viagem, domínio de uma situação, objetivo a atingir, chegada de alguém ou nossa ida até alguém.
Seus significados negativos são: Regressão, loucura, fuga, erro, vadiagem, extravio, busca inútil, involução.
Seus correspondentes astrológicos são: A relação com os nodos da Lua, em conjunto com quem forma o eixo da involução e da evolução, bem como Urano/Mercúrio, no sentido de receptividade, curiosidade, espontaneidade e loucura; em conjunção com Netuno como expressão de ser conduzido.
Na mitologia está relacionado a Parcifal que partiu vestido com roupagens de louco e, ao final de longa busca, tornou-se Rei do Graal.
Mùsica: http://www.youtube.com/watch?v=AKQw0ZqsaHY
No Iching está relacionado ao 25 Wu wang – Inocência (O inesperado)
Leonardo Rocha ∴
Muito bommm..quero que começe logo com os signos!!..
ResponderExcluirPaz profunda.
Estou gostando demais desse seu Canto Oculto...
ResponderExcluirMuito lindo mesmo e muito produtivo...
Abraços do Amigo
Dimas Pereira.