Já vimos que o 18° arcano, a Lua, mostra um eclipse, referindo-se às trevas contidas na Luz e que o 19° arcano, o Sol, traz a revelação da Sabedoria Divina, sob a forma de Luz que ofusca ou enlouquece, caso não seja assimilada corretamente. Pode ser cumprido tudo o que derivar do Julgamento: a distinção, a separação, o reconhecimento e palavras sinônimas de discernimento. Também nos remete a libertação, redenção caso nossos atos sejam positivos perante a nossa consciência.
Seus seres mitológicos são aqueles que conseguiram alcançar os Céus ou os que fugiram dos infernos, Inana, Osíris, Orfeu, Ulisses, Hércules, Psiquê e Enéias.
Saber discernir o falso do verdadeiro e o justo do injusto. As condições de existência e as informações que fazem viver na esperança ou no medo, já não vêm do mundo exterior, pois são provenientes do mundo interior, de si mesmo. Tratamos de uma revelação.
Sob o ângulo da praticidade, anuncia para a vida social, uma proposta, uma promoção ou consagração.
No Tarô bíblico está associado à figura de Jó que espera com toda a fé e sabe que alguém virá em seu auxílio.
Seus significados positivos são: Cura, perdão, juízo, justo, correto, objetivo, premonição, melhora, revelação, reabilitação, consagração, recompensa merecida...
Seus significados negativos são: Vítimas de um juízo severo, somos responsáveis por nossos atos sendo nossos atos anteriores tendenciosos ao mau.
O Resh esprime hieroglificamente a cabeça do homem. É o símbolo do movimento próprio, bom ou mau; exprime a renovação das coisas quanto ao seu movimento. O Resh é uma letra dupla e corresponde astronomicamente a saturno.
No I Ching é 40 Hsieh - Libertação
Leonardo Rocha ∴
Muito interessante! Aprofunde mais esse assunto!
ResponderExcluirPaz profunda.
Cleidi