Páginas

“A MAIOR DE TODAS AS IGNORÂNCIAS É REJEITAR UMA COISA SOBRE A QUAL VOCÊ NADA SABE."

domingo, 2 de janeiro de 2011

O Papa



Dizia o Imperador: “Sou o poder temporal”. Responde o Papa: sou o poder intemporal, o mensageiro dos deuses, o transmissor do verbo aos homens. O que por mim ou perante mim é unido, o é pelos deuses e perante eles, e os homens não o poderão desunir.

No jogo de Cartas e por interpretação, o papa representa, frequentemente um homem de maturidade, com alguma experiência de vida, conhecimento ou saber; um homem que nos inspira muita confiança e sabedoria; um ótimo conselheiro e que oferece sua ajuda inteligente, seu apoio; um homem que pode nos ouvir e dar uma acertada recomendação, um conselho, um direito, uma autorização, em fim, uma bênção. Esta autoridade pode representar um eclesiástico; um homem da Igreja, um homem do estado ou um político, um homem influente, culto e instruído no exercício de um cargo ou de uma missão relevante: Um advogado, um juiz, um médico.


Significados positivos

Fé, vocação, fidelidade, alívio, sentido moral do dever da responsabilidade, experiência, conhecimento, sabedoria, influência intelectual, bondade, benevolência, perdão, aliança e união.

Significados negativos

Parcialidade, fraca moralidade, usurpação, problemas, sectarismo, falta de rigor e de integridade.

Está associado ao signo de Áries, principalmente com o terceiro decanato, governado por júpiter. Este é o decanato das paixões, da fé, propaganda e do apostolado.



No Taro egípcio tem por nome “O Patriarca” e representa “Geb” , a terra, protege e conserva tudo o que existe no mundo dos seres viventes. É o mestre das lei naturais e sociais, dos costumes e dos rituais que garante s a ordem das coisas. Sua sabedoria é a do respeito consciente à normas necessárias. Na prática está relacionado a novas experiências, ensinamentos muito proveitosos, prosperidade.

No tarô bíblico está associado a figura do apóstolo Lucas, muito preocupado com a dor alheia e a cura. É o médium que busca a elevação espiritual pelos ensinamentos.

Na cabala está relacionado a Geburah, está na segunda ponta do primeiro triângulo inferior, He, 5° Letra do alfabeto hebraico e “ETA” do Grego.

Vocês sabiam que o Pentagrama fala? Pois é, fala, e ele diz assim: “O Vazio inexiste na natureza; tudo está ocupado. Não há morte real na natureza; tudo está vivo.”


O pentagrama expressa a dominação do Espírito sobre os elementos (princípios naturais) e é por meio desse signo que se acorrenta os silfos do ar, as salamandras do fogo, as ondinas da água e os gnomos da Terra. O Tetragramaton também explica diversas Leis da Natureza associado ao número cinco, por ficar muito extenso citar devidamente todas as suas referências cito somente o sexto capítulo no livro “Ritual” do “Dogma e Ritual da Alta Magia” de Eliphas Levi.

Do simbolismo da carta

Ele segura uma cruz tripla ou cruz papal, a fé, a esperança e a caridade são as três virtudes teologais e os três estados de graça do Papa. Sempre há a presença de uma balança remetendo a Justiça do patriarca. É a alma espiritual, é a Lei, ele veste vermelho que é a cor da vontade e o branco que é a da purificação, e das duas colunas já foi aqui falado.


Na maçonaria faz referência as qualidades fundamentais, sentidos (sentidos vitais mesmo que são 5), evolução (nosso progresso paulatino e contínuo), flexibilidade ( a qualidade de se adequar ao meio-ambiente), equilíbrio (temperança), e as qualidades subsequentes aprendizado, comunicação, alimentação, mudança, locomoção e adaptação, além de fazer referência a uma certa palavra de cinco letras.


Na numerologia

Para poder ilustrar citarei alguns exemplos:

  • Josué enforcou 5 reis em 5 árvores
  • Todas as medidas importantes do tabernáculo Judeu eram 5 ou um múltiplo de 5.
  • Havia 5 partes principais no Templo de Salomão.
  • Davi bendiz ao Senhor 5 vezes nos Salmos 103 e 104.
  • Diz o talmude que há 5 pequenos seres que representam um terror para 5 fortes: o mosquito para o leão, o borrachudo para o elefante, o inseto icneomonídeo para o escorpião, o pássaro papa-moscas para a águia e o peixe esgana-gata para o Leviatã.
  • Cinco coisas tem a sexagésima parte para 5 outras coisas.
  • Para as lactantes há cinco coisas nocivas: Alho, pepino, melão, alho-poró e cebola.
  • Jesus predisse sua paixão 5 vezes, forneceu 5 particularidades a respeito dela e recebeu 5 ferimentos.
  • Os antigos chineses falam de 5 elementos (princípios naturais) e de cinco cores primárias, Terra, água, ar, fogo e madeira, amarelo, vermelho, branco, verde e preto.
  • Observemos também o que se fala a respeito da quintessência na Alquimia, o “Ens”.
  • Temos 4 membros mais nossa cabeça formando um pentagrama.
  • 5 dedos em cada mão
  • 5 dedos em cada pé
  • São 5 as funções básicas do organismo: Respiração, digestão, circulação, excreção e reprodução.



O cinco é um número eminentemente esférico e circular, porque em toda a sua multiplicação ele se restaura e aparece finalizando o número, ele é mudança de qualidade, porque transforma o que tem três dimensões na semelhança de uma esfera, movendo-se circularmente e produzindo luz; daí que a “luz” se refira ao número 5.

É também “privação de contenda”, porque une em amizade as duas formas de número par e ímpar; o 2 e o 3. Também é justiça por projetar as coisas na Luz. Também o “invicto” por uma razão geométrica que se poderá encontrar em Alexander Aphrodidiensis (Comentários sobre o primeiro livro da Metafísica de Aristóteles).

Também é a “menor extremidade da vitalidade”, porque há três poderes da vida: Vegetal, psíquico e racional; e como o racional é arranjado de acordo com a hebdômada, e psíquico de acordo com a héxada, assim também o poder vegetativo cai sobre o controle da pêntada.

A pessoa de personalidade 5 adora liberdade e os espaços abertos, para que possa gastar toda a energia que tem. Muito agitado em todos os campos da vida, geralmente são irrequietos, super-ativos e curiosos. Também possui forte atração sexual o que condiz com sua sexualidade agressiva e cheia de energia.

Como figura mitológica está relacionado aos patriarcas, tais como: Abraão, Isac e Jacó.

No I ching é o Shih – O Exército.


Leonardo Rocha '.'

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que procuras? '.' .'.