Páginas

“A MAIOR DE TODAS AS IGNORÂNCIAS É REJEITAR UMA COISA SOBRE A QUAL VOCÊ NADA SABE."

domingo, 26 de dezembro de 2010

O Imperador




Dizia imperatriz: “Sou a emoção criadora”. Por sua vez, o Imperador declara: “Sou a realidade, poder, a potência em ação”.

Iodheva

De uma forma didática este arcano vai exprimir ativamente tudo aquilo que o arcano antecedente exprimia passivamente.

O poder do imperador é um poder provisório, que possui uma firme vontade para impor sua lei, exercendo seu império na realidade material, concreta e tangível deste mundo. Tanto o Imperador como o Rei, são símbolos solares que reinam sobre os povos e sobre o mundo. Sua inteligência tem soberania e é dotado da inteligência prática e metódica dos que exercem sua autoridade nos seus domínios, em nome do senso comum e da razão.

A Carta do imperador, retrata um homem maduro. Tem barbas e cabelos longos e geralmente grisalho, no taro egípcio é um faraó com as mesmas características. Está sentado em um trono decorado com cabeças de carneiro, de pé em apenas um pé ou em seu trono decorado com a deusa bastet (a deusa dos mistérios da natureza). Sua roupa é de cor púrpura. Na mão direita segura com firmeza o Cetro que é o símbolo da geração, Vênus. O Cetro é seguro na mão direita para indicar a influência ativa que exerce o princípio animador na natureza, por oposição ao princípio formador. Na cabeça a coroa de ouro e pedras preciosas, ou uma coroa com doze pontas (seis de cada lado), sua coroa indica a dominação da vontade divina no universo e sua ação universal na criação da vida (águia ou Bastet).

O quádruplo trabalho para a realização dos projetos é: afirmação-negação, discussão e solução, que serão praticados com as virtudes do imperados que veremos mais adiante.

No âmbito maçônico está relacionado as pontas do compasso e as estações do ano, bem como as pessoas honestas e capazes.


Sob os ensinamentos de Papus, ela exprime um termo de transição, reunindo a primeira série (força ativa, força passiva, união das duas forças) com a série seguinte; a passagem de um mundo à outro. No Divino é o reflexo do Deus-pai, A vontade, no Humano, reflexo de Adão, o poder, no Natural é o reflexo da natureza naturante que é o fluido Universal criador, ou Flúido cósmico Universal, a Alma do Universo.

Este arcano do tarô é um grande planejador, a partir de sua energia é que se coloca em prática os sonhos idealizados, pois se tratar de uma figura determinada que sabe comandar os que estão a sua volta, é um líder nato. Simboliza a retidão de caráter, possui muito senso de responsabilidade e sabe distinguir o que é realidade e ilusão.

Esta carta representa a concretização e a realização. No aspecto psicológico este arcano representa uma personalidade forte com capacidade de se projetar no futuro de forma estável e segura.

Num jogo com frequência o Imperador representa a presença de um marido, um pai ou até mesmo um irmão comportando-se de modo protetor e realista, dotado de um caráter forte e corajoso. A figura pode até mesmo relacionada a um chefe ou um homem de negócios. No geral o Imperador apenas costuma confirmar, autenticar ou certificar um fato, uma situação, um acontecimento, uma verdade ou um sentimento, que serão revelados por outros arcanos no mesmo lance.

No Tarô bíblico representa Salomão, senhor de toda a riqueza e de todo o conhecimento. Na cabala representa Hesed, misericórdia, é Seb na mitologia egípcia, no mundo inferior é o primeiro dia da criação, é a primeira ponta do segundo triângulo invertido. Relaciona-se Às “dominações”, Zadkiel, El. Seu dia é sexta-feira.

Sua letra é Delta, dalet.


O quadrado


Geometricamente, o quadrado é uma figura única. Pode ser dividido com precisão por dois e por múltiplos de dois apenas com um esboço. Também pode ser dividido em quatro quadrados quando se faz uma cruz que define automaticamente o centro exato do quadrado. O quadrado, orientado para os quatro pontos cardeais (no caso das pirâmides egípcias, com um exatidão fenomenal), pode ser novamente bisseccionado por diagonais, que o dividem em oito triângulos. Essas oito linhas, partindo do centro, formam os eixos que indicam as quatro direções cardeais e os "quatro cantos" do mundo - a divisão óctupla do espaço. Representando o microcosmo e, em conseqüência, considerado como um emblema da estabilidade do mundo.

Resumidamente o 4° arcano do Tarô representa a Letra “D” e o número 4, poder e certeza. Tem por verbos: Poder, realizar, concretizar, proteger, vencer, dominar e produzir.

Está relacionado ao Pai, marido, homem na maturidade, realista, produtivo, consciente de seu valor.

Na astrologia está relacionado Júpiter e ao signo de Touro, Júpiter em Touro apresenta as características já descritas do Imperador, lembrando que não sou astrólogo, nem especialista em nenhuma dessas áreas, deixo aqui tão somente o pouco que sei a respeito dos arcanos e suas relações nessas áreas, adquire também as propriedades de Zeus.

O Grande agente mágico é a quarta emanação da vida-princípio. Uma altura, uma largura que a altura divide geometricamente em dois e em uma profundidade separada da altura pela interseção da largura, eis aqui o quaternário natural, composto de duas linhas que se cruzam.


Aspectos positivos do imperador: Realização, poder de convicção, capacidade de trabalho, força de caráter, autoridade, confiaça em si mesmo, realismo, espírito prático, controle, sobre si mesmo, estabilidade, senso comum e organização.

Aspectos negativos do imperador: Intolerância, egocentrismo, severidade, poder abusivo, oposição tenaz, e despotismo.

Na alquimia relacionamos ao Azoth, mercúrio, sal e enxofre, são os quatro elementos estáveis, ar, água, terra e fogo, quente, úmido. Frio, seco, vermelho amarelo, verde e azul.

No I ching é o Shih, O exército.

Antes de falar do número quatro, não posso deixar de citar sua correspondência com a divindade.

Desde sempre o número 4 está associado à divindade por exemplo IHVH, em hebreu encontramos também IHIH e AHIH, o assírio ADAD, o egípcio AMUN, ATON, ATUN, o persa SYRE ou SIRE, o latino DEUS, o alemão GOTT, o francês DIEU, o turco ESAR, o tártaro ITGA, o árabe ALLH, Alá, o samaritano JABE, em Sanchoniathon encontramos a deidade IEVO. Seria conveniente lembrar a aspiração ou prece sânscrita sagrada de quatro sílabas, “OM MANI PADME HUM” – literalmente, “Oh, a Joia no Lótus”.(Significa: A centelha divina dentro do Homem).


Muito oportunamente vou falar agora acerca do número 4 já que vamos entrar em 2011 (2+0+1+1 = 4).

Não podemos falar do número quatro sem lembrar da cruz e devemos compreender que com suas 4 pontas ela simboliza os 4 Pontos Cardeais da Terra (Norte, Sul, Oriente e Ocidente). As 4 Estações do ano. As 4 Fases da Lua. Os 4 Caminhos (Ciência, Filosofia, Arte e Religião). Sem contar que o espaço-tempo é quadridimensional.


A Cruz é o hieroglifo antigo, Alquímico, do Crisol (creuset) ao qual antes se chamava, em francês, cruzel, crucibile, croiset. Em Latim, crucibulum crisol, que tinha por raiz crux, crucis, cruz. É evidente que tudo isso nos convida à reflexão.

É no crisol onde a matéria-prima da Grande Obra sofre com infinita paciência a Paixão do Senhor. No erótico crisol da Alquimia Sexual morre o Ego e renasce a Ave Fênix entre suas próprias cinzas: INRI, In Necis Renascere Integer (Na Morte renascer intacto e puro).

O Quatro é a ligação entre Deus, o Homem e a Natureza, ele representa o Homem em si. Segundo a tetraktys pitagórica são 4 Eras: Era de ferro = 6.480 anos, Era de bronze = (6.480 x 2 = 12.960 anos) Era de prata = (6.480 x 3 = 19.440) e de ouro = (6.480 x 4 = 25.920). Relaciona-se ao INRI ( Iesus Nazarenus Rex Iudaeorum, Jesus Nazareno Rei dos Judeus) ou Iam (água), Nour (fogo), Ruach (ar) e Iabeshah (terra), ou ainda na alquimia IGNIS NATURA RENOVATUR INTEGRAT, "O fogo renova completamente (ou incessantemente ) a natureza", uma frase básica da alquimia, onde o elemento FOGO é sinal de renascimento, renovação, reinício. Existe um exercício que pode ser feito com esse mantra (INRI) que é particularmente revelador acerca de seu significado.

Um conselho do faraó: Você tem que lutar para conquistar seu espaço, realizando com afinco as suas tarefas. Sendo assim, será também o seu momento para seguir rumo à liberdade, pois estará tendo domínio sobre sua própria vida com autonomia para decidir sobre ela.Você sabe de seus potenciais, e usa-os com determinação e segurança, e assim conquista seu espaço na sociedade e na estima das pessoas.



Leonardo Rocha '.'

Um comentário:

  1. Meu pequeno grande mestre...agradeço-lhe mais uma vez por me ensinar a cada dia...hj foi Divino, vc sabe da minha ligação com a Deusa de Lótus e a frase OM MANI PADME HUM...é energia pura, e não é por acaso que escolhi esta frase para estar no meu corpo.
    As suas postagens me deixam com a sensação de que aprendemos mais com nós mesmos,mas qdo exite alguém como vc para nos ensinar a apreender é mt melhor!Dou graças ao nosso Pai por me dar esta oportunidade.Parabéns por tão sábia postagem!Bj NAMASTÊ!!!JGD! FICA NA PAZ!
    Att,
    Sua aluna Márcia Torres

    ResponderExcluir

O que procuras? '.' .'.