Páginas

“A MAIOR DE TODAS AS IGNORÂNCIAS É REJEITAR UMA COISA SOBRE A QUAL VOCÊ NADA SABE."

domingo, 30 de janeiro de 2011

A Força

Aprender a medir os resultados dos atos e transformar-se dono do próprio destino e de si mesmo: É este o sentido profundo e essencial do décimo primeiro arcano do Tarô adivinhatório que significa a força.


É graças a nossa firmeza interior que dominamos os acontecimentos, as circunstancias de nossa vida e o nosso destino, e não graças à força física ou a violência. É o que esta carta simboliza, ou seja, a intensidade física, a firmeza moral, o poder do espírito, a energia controlada, a consciência ativa dominada, e, ainda melhor, a força da alma e do amor.

Particularmente acho esse um dos mais belos arcanos maiores, ela esta associada à décima primeira letra do alfabeto hebraico, Khaf, cujo o significado original é, vazio, palma da mão aberta, e mais tarde, corpo, receptáculo, pois o corpo e a palma da mão aberta servem para receber algo. O veículo mais sensível ao magnetismo (também chamado de corpo sutil ou sopro da vida) é a mão. No centro da palma da mão encontra-se um ponto energético vital que está diretamente relacionado ao coração, conforme explicam a medicina chinesa da antiguidade e a acupuntura.


Uma forma simples de sentir esses pontos é deitando no chão na forma de um pentagrama como a figura abaixo com as mãos abertas ligeiramente separadas do corpo e sem esticar os dedos, concentre-se nos dois pontos vitais que estão situados na palma da mão, então note que começará a sentir um calor nas mãos, talvez até um certo ardor, depende da intensidade de sua energia.

Assim que acabar o estudo dos Arcanos maiores vou publicar aqui uma série de experimentos relacionado a cada um deles, pra que possamos nos harmonizar com seus arquétipos.


Em suma, este arcano representa um personagem que domestica o leão feroz e, abre-lhe as mandíbulas sem esforços, através da ternura e da força do amor. A força de seu amor e de sua alma o faz dominante da violência, da agressividade e do instinto selvagem.


O sentido dessa carta em um jogo é o tornar-se dono de si e/ou da situação em que se encontra. Neste contexto traz a revelação de que, ao exercer um domínio afortunado das situações, obterá o que quiser e atingirá seus objetivos.

Seus significados positivos são: Valor, vontade, vitória obtida com sua doçura, domínio dos instintos, paz interior, segurança, determinação, firmeza, domínio, confiança em si mesmo, e temperança.

Os significados negativos são: Rigidez, obstinação, teimosia, conservadorismo, autoritarismo, rigorosidade e recusa a ceder.

Na astrologia está associada ao planeta Marte e ao signo de leão. No tarô bíblico está associado a figura de Sansão.

Poucos fazem essa associação mas eu associo essa carta ao amor, a força que o amor tem: Gandi disse: Quando alguém alcança a plenitude do amor, neutraliza o ódio de milhões. Madre Tereza de Calcutá disse: O amor é a força mais poderosa que existe. (http://rochamystic.blogspot.com/2010/11/o-amor.html)


Em si esta carta exprime a ideia da força e da vitalidade. A moça que figura na carta leva sobre a cabeça o símbolo do infinito. O arcano 11 está no meio dos arcanos 8 e 14, nele (arcano 11) encontra-se o simbolismo do arcano 8 transformado no plano físico, que a imagem da força que é dada pela ciência sagrada (arcano 2) aplicada com justiça (8). A força, que até agora estava em seu potencial de manifestação, manifestou-se no arcano 11; ela vai equilibrar-se no arcano seguinte.


Este arcano é o ousar, e a autoridade da fé e a coragem, domar as paixões, é o vencer de cada vício por uma virtude. Combatendo o Orgulho com a castidade e a humildade, combater a preguiça com a diligência e a magnanimidade, combater a gula com temperança e paciência, combater a Ira com paciência e humildade, a inveja com a caridade e diligência, combater a luxúria com a caridade e castidade, combater a avareza com a magnanimidade e a temperança.


Pra tudo isso faz-se necessário a Força em seus sentido espiritual a “persuasão” que por “acaso” é o nome deste arcano no baralho egípcio. Esta carta reforça a ideia de nunca desistir dos objetivos, dominando assim com controle das emoções a situação em si.

Na numerologia o número 11 é em si um número afortunado, assim como o 7 o 9 e o 22. É o número em si dos médiuns, têm em geral a mediunidade mais aflorada ou maior facilidade para faze-lo. Tratando-se de bens materiais também, mais especificamente o 11 e o 22.

Os aspectos do número 11 são:

NEGATIVO

• APREENSÃO, NERVOSISMO, VÍCIOS

• PARANÓIA, MANIA DE PERSEGUIÇÃO

• NEGLIGÊNCIA EM RELAÇÃO AO MATERIAL

• INSTABILIDADE

POSITIVO


INSPIRAÇÃO, INTUIÇÃO

• SENSIBILIDADE DESENVOLVIDA

ESPIRITUALIdade

•SENTIDO ARTÍSTICO, HABILIDADE









No i ching é 26 – Ta Ch’u – O poder de domar o grande.


Leonardo Rocha '.'

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que procuras? '.' .'.