Páginas

“A MAIOR DE TODAS AS IGNORÂNCIAS É REJEITAR UMA COISA SOBRE A QUAL VOCÊ NADA SABE."

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

O Enforcado


À primeira vista o enforcado significa que estamos encalhados e imobilizados. Depois de uma consideração mais profunda verificamos que, sob a imobilidade exterior dessa calma forçada existe uma necessidade e a oportunidade de chegarmos a uma cosmovisão e a uma modificação da vida através de uma compreensão profunda.

A passividade a que estamos condenados em tais casos torna-se mais clara através de uma doença que, de fato, muitas vezes é representada por esta carta. Essa carta em geral significa abandono (como renúncia), pode significar um momento de afastamento voluntário pra melhor olhar a situação como um todo pra então tomar a melhor decisão ou seguir um melhor caminho.

Este arcano está associado ao número 30 e a letra L (Lamed), associa-se também ao signo de Libra, no segundo decanato tendo como regente Saturno.


Seus significados positivos são:

Abandono, confiança, fé, espera frutífera, período de tréguas ou de transição, receptividade, ceder, relaxar, troca de valores, entrega de si próprio, abnegação, arrependimento.

Seus significados negativos são:

Deixar-se levar, situação de bloqueio sem saída, anulação da vontade, dependência, lassidão, preguiça, vítima de pensamentos e atos equivocados.

Vamos agora interpretar seus símbolos. As mãos do homem estão dobrados a formarem um triângulo cujo a cabeça é o vértice, os olhos dele estão abertos, sua perna direita se cruza a formar uma cruz. Este arcano (12) ocupa o meio entre os arcanos 9 (Sabedoria) e 15 (Fatalidade). Estes arcanos representam as duas mulheres do arcano 6 (Os enamorados). O Enforcado serve de exemplo aos audaciosos e sua posição indica disciplina, submissão absoluta que o humano deve ter pelo divino.

Numerologicamente também é constatável a relação entre os arcanos 9 e 15 com o 12.

9 + 15 = 24; 2 + 4 = 6

6° é justamente o arcano dos enamorados e a metade do 12°, muito embora o 12° seja 3 (1+2 = 3) 3, metade de 6, apenas uma escolha em relação as duas que se tem, também faz referência ao triângulo formado pelos braços e cabeça do enforcado, lembrando que esse triângulo tem o vértice voltado pra baixo que da uma ênfase ao lado espiritual em seu significado.

Lembrando que numerologicamente falando do 10° Arcano em diante devemos recorrer ao significado dos 9 primeiros arcanos pela adição teosófica.


Na maçonaria no 18° Grau do R.'.E.'.A.'.A.'. é facilmente identificável o simbolismo dessa carta em um dos sinais de reconhecimento.

Em geral esta carta diz: Você está próximo de atingir seus objetivos. Para tanto, esta carta pede que você dê mais atenção às contradições, àquilo que esta por trás das coisas. Ou seja nem sempre o mais óbvio é a solução do problema. Por fim a 12ª carta do tarô representa o poder equilibrador por excelência. Ela neutraliza as oposições da décima e décima primeira cartas.

Os mistérios do doze dizem respeito às relações entre o abstrato e o concreto, entre a Trindade e o mundo material.

3 = Trindade. 4 = Estruturação Material. 3 x 4 = 12

Pela figura abaixo vemos que o doze é um número resultante da interação do três com o quatro, a manifestação do espiritual no material. Como diz Chaboch: "O doze é um número glorioso, é a manifestação da Trindade nos quatro cantos do horizonte. É a exaltação da matéria pelo espírito".

Tudo aquilo que diz respeito à manifestação do espiritual sobre o material no sentido de comunicação e de ensinamentos obedece ao mistério doze como veremos.

Isto tem relação com algo bem atual. A coroa usada na sagração do Rei da Inglaterra tem doze pedras simbólicas.

Topázio - Símbolo das virtudes que deve possuir o Rei
Esmeralda - Símbolo da justiça do Rei
Sardônico - Símbolo da elevação do Rei
Crisólito - Símbolo da sabedoria e da prudência do Rei
Calcedônia - Símbolo da coragem do Rei
Jacinto - Símbolo da temperança e da solidariedade do Rei.
Jaspe - Símbolo da abundância que deve ser dada ao povo.
Crisólogo - Símbolo da busca das coisas celestes pelo Rei.
Berilo - Símbolo do desprendimento e da pureza do Rei
Safira - Símbolo da continência Rei.
Ametista - Símbolo da função real da que o Rei não deve abrir mão.
Ônix - Símbolo da humildade, da caridade e da sinceridade do Rei.

Doze era o número das principais divindades do Olimpo.

Em Sânscrito o Sol tem doze nomes que são utilizados com mantras:

OM MITRAYA NAMAH
OM RAVAYEH NAMAH
OM SURYAYA NAMAH
OM BHRNA VEH NAMAH
OM KHGAYA NAMAH
OM PUSHNE NAMAH
OM HIRANYA GARBHAYA NAMAH
OM MARICHAYE NAMAH
OM ADITYAYA NAMAH
OM SAVITRE NAMAH
OM ARKAYA NAMAH
OM BAHSKARAYA NAMAH..

Diz a mitologia japonesa que o Criador está sentado sobre doze almofadas sagradas e segundo a Tradição coreana o mundo está divido em doze regiões.

A Tábua das Esmeraldas, deixadas pelo Deus Tot ( Hermes) contem doze proposições essenciais que cabe ao discípulo descobri-las e estuda-las.

São 12 os graus da Ordem Rosacruz.

Pouco sabem o que diz a Tradição a respeito as Tábuas da Lei recebidas por Moisés: "Haviam doze mandamentos, e não dez; dois mandamentos foram perdidos e permanecerão ocultos até que o homem esteja preparado para recebê-los, o que ainda não acontece em nossos dias!."

Após a multiplicação dos pães encheram-se doze cestos com a sobra.

O relógio é divido em doze horas e existe o mistério das 12 horas ( meia noite ). É um mistério elevado que mostra o infinito dento do finito, o eterno-agora. Quando é meia noite, por menor que seja a fração de tempo sempre é possível divida-la sucessivamente "ad infinitum". O momento exato da meia noite somente existe ao nível de infinito e Jesus nasceu a meia noite mostrando que Ele nunca nasceu no plano material pois Sua existência é no plano infinito.

O dia é dividido em 12 horas, assim também a noite e cada hora tem um significado cósmico especial.

Existe muita ilusão na Astrologia, mas há também uma base bem sólida ligada exatamente aos doze focos de irradiação sideral, que se localizam em relação a terra mais ou menos nas 12 constelações zodiacais.. Na realidade nada tem haver diretamente com alguma força emanada dos planetas e menos ainda com as estrelas e constelações do zodíaco, pois eles estão muito além desses limites. Os planetas, assim como as constelações zodiacais servem, apenas como marcadores, como sinalizadores indicativos da posição da terra em relação aos "faróis" cósmicos.

A acupuntura se baseia no Yin/Yang e no fluxo de energia QI ( variedade de Energia Sutil ) no organismo. A energia flui por 12 meridianos básicos. Segundo o "principio da correspondência" de Hermes, assim como e em cima é em baixo, podemos dizer que tal como existem doze canais de energia no organismo também existem doze no universo. A energia universal flui no organismo por doze vias ( meridianos ) e à cada um deles corresponde um dos focos de irradiação cósmica. Os meridianos de acupuntura são canais de energia sutil no corpo orgânico assim como os canais cósmicos o são do Universo.

Em Homeopatia Schussler descobriu que a célula depende essencialmente de 12 substancias das quais ele preparou os clássicos 12 remédios de Schussler.

O alfabeto hebraico é composto por três letras mães: aleph, mem, schin; por sete letras duplas:Beth, ghimel, dleth, kaph, pé, resh, tau e por doze ; "simples": Hé, vav. Zayin, heth, teth, yod, lamed, noun, samekh, hayn, tazdé, qoph.


Doze foram os discípulos de Jesus, 12 os frutos do Espírito Santo, 12 as tribos de Israel, 12 os filhos de Jacob. O 12 se considera passivo e é o sinônimo da perfeição. Doze vezes 30 graus formam os 360 graus da circunferência.
Os caldeus, os etruscos e os romanos dividiam a seus deuses em 12 grupos. O deus Odin escandinavo tinha 12 nomes, do mesmo modo que os rabinos sustentavam antigamente que o nome de Deus se compunha de 12 letras. Adão e Eva foram expulsos do Paraíso às 12 horas do meio dia. São 12 as pedras preciosas da Coroa da Inglaterra, 12 as portas da cidade de Jerusalém e 12 os anjos que as custodiavam, segundo o Apocalipse. Segundo João, o Evangelista, em Jerusalém viverão 12 mil homens eleitos.
Platão admitia 12 deuses em sua República. O 12 é o número do justo equilíbrio, a prudência, a forma graciosa. Para os etruscos o céu tinha 12 divisões pelas as quais o sol passava todos os dias, e dividiam suas possessões em 12 províncias. As 12 é a hora do Zênit do sol.

01) Foram doze os filhos de Jacó, dos quais se originaram as doze tribos de Israel (Gn 35:22);

02) Foi no capítulo doze de Gênesis que Abraão foi chamado para dar início ao povo de Deus na terra (Gn 12:1);

03) Foi no capítulo doze de Êxodo que a nação de Israel nasceu (Ex 12:2);

04) No deserto, o povo de Israel encontrou doze fontes de água (Ex 15:27);

05) O altar de adoração a Deus, no Antigo Testamento, deveria ser feito com doze pedras (1Re 18:31);

06) Os sacerdotes levavam no peito um objeto composto por doze pedras preciosas (Ex 39:14);

07) Quando Elias encontrou-se com Eliseu, este estava lavrando a terra com doze juntas de bois (1Re 19:19);

08) O mar de vidro que ficava dentro do templo de Salomão estava apoiado sobre doze bois de bronze (2Cr 4:15);

09) O muro de Jerusalém tinha doze portas (Ap 21:12);

10) O número dos discípulos de Jesus foram doze (Mc 3:14);

11) Com doze anos Jesus subiu a Jerusalém e deu a primeira demonstração de que tinha uma missão a cumprir na terra (Lc 2:42);

12) A Árvore da Vida, na Nova Jerusalém, produzirá doze frutos (Ap 22:2);

No I Ching é 12 – Pi - estagnação.


Leonardo Rocha '.'

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que procuras? '.' .'.