Páginas

“A MAIOR DE TODAS AS IGNORÂNCIAS É REJEITAR UMA COISA SOBRE A QUAL VOCÊ NADA SABE."

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

A Temperança



Do Latim temperare, temperança e temperar significam disposição harminiosa e no respectivo lugar através dos elementos que formam um todo, ou seja, combina-los, mistura-los e dosa-los na justa proporção. Utiliza-se o verbo temperar pra fazer diversas alusões, pode ser aludido ao ato de esfriar bruscamente, emprega-se também esta relação a um instrumento musical que foi disposto de certo modo, a que possa reproduzir com exatidão os sons que lhes são próprios. Observando esta prática musical, que Johann Sebastian Bach compôs sua famosa peça “O Cravo Bem Temperado” que é formada por 48 e fugas breves, alternando-se de dois em dois, e com ela o compositor alemão realizou um maravilhoso estudo sobre o “temperamento” musical (constituindo-se na divisão de uma oitava em doze semitons idênticos).


Temperar também pode significar misturar, adoçar, combinar, medir, moderar e até pôr de molho. Um clima suave daquele encontrado em uma zona temperada, é tido como “temperado.” De outra forma a “temperança” ganhou o sentido de medida, moderação e por analogia, doçura, discrição, tolerância e acomodamento.

Este arcano indica em si o fluir da energia, a água que o anjo despeja de um recipiente ao outro, este arcano encontra-se representando um cordão nutritivo com um fluxo infinito de água, que o anjo entre passa aos dois lados.

Representa a letra N e o número 50, bem como uma pessoa doce, amável, equilibrada, comunicativa e compreensiva no justo sentido de equilíbrio. Está associado ao signo de Escorpião e ao terceiro decanato do signo de peixes cujo os regentes são Marte e Plutão.

Seus significados positivos quando aparecem em um jogo são: Revelação, mensagem, intercâmbios agradáveis, transação vantajosa, boa negociação, oportunidade, inspiração criativa, regeneração, boa notícia, compreensão mútua e renovação. Os significados negativos são: Dívida, fatalism, lassidão, tendência de contornar um assunto, caráter influenciável e oportunismo.


Pra falar do número 14 será necessário falarmos do número V, nesse caso podemos nos repostar ao Papa, mas existem alguns atributos específicos do número 14 vamos à eles.

Osíris fora dividido em 14 partes, são 14 os dias de funeral de um M.'.M.'. , os essênios na época de Jesus usavam um amuleto de 14 pontas para curar, há 14 livros apócrifos escritos todos em grego e nunca em hebraico. Os israelitas tinham de fazer 14 refeições na Tenda durante a festa do Tabernáculo. Em Mateus capítulo 1, encontramos a genealogia de Jesus, narrada em três séries de 14 nomes, a primeira abrangendo os patriarcas e os Juízes, a segunda, os reis, e a terceira, os sacerdotes e os governantes. A lua aumenta e diminui a cada 14 dias.

A letra hebraica representada pelo número 14 é nun e Num exprime o produto de toda combinação, o resultado da ação das forças ascendentes ou criadoras e das forças descendentes ou destruidoras, representadas pela estrela de Salomão.


A 14° carta representa aquela moça que vimos no arcano 11 e reencontraremos no arcano 17. A corrente vital situada sobre a cabeça no arcano 11° passa aqui de uma urna para outra e se propagará no arcano 17.

No tarô bíblico é representada por Isabel, irmã de Maria mãe do mestre Jesus.

Mitologicamente é representado pela deusa grega Nêmesis, deusa da moderação e guardiã da ordem divina.

Uma Sugestão de vídeo

No I ching é Ch’ien – A modéstia

Leonardo Rocha '.'

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que procuras? '.' .'.