Páginas

“A MAIOR DE TODAS AS IGNORÂNCIAS É REJEITAR UMA COISA SOBRE A QUAL VOCÊ NADA SABE."

terça-feira, 12 de outubro de 2010

O QUE É A TEURGIA?

R. – A TEURGIA é a MAGIA DIVINA, a mesma em que eram iniciados ou formados os famosos Três Reis Magos das escrituras bíblicas que foram prestar homenagens ao Menino Deus recém-nascido, Jesus Cristo. Portanto, é a MAGIA REAL, CRÍSTICA como fórmula nouêtica do que os orientais chamam Raja-Yoga ou a “Yoga Real” por ser a da “União efetiva da Alma com o Espírito”, o que entre os ocidentais é definido comoVia Cristocêntrica. O próprio significado etimológico de magia aponta o carácter sagrado e divino do termo: do grego mageia ao latim magia, o sentido é clarificado pela sua origem hindu-europeia, nomeadamente o sânscrito e o caldaico, pois que a alternância megh, mogh, magh, donde procede magia, exprime a “excelência”, o “sacerdócio”, o “conhecimento supremo”, enquanto o termo maghdim, construído sobre essa raiz, em caldaico significa “a mais elevada sabedoria”. Portanto, o sentido original de Magia é a aplicação da Sabedoria Real, Divina.

A Magia Sacerdotal é a própria TEURGIA, étimo provindo do grego theourgia, “milagre, miraculoso”, donde derivatheourgus, “o que realiza o miraculoso”, isto é, o “grande milagre” da TRANFORMAÇÃO DA VIDA-ENERGIA EM VIDA-CONSCIÊNCIA tanto na Natureza como no Homem, e isto é OBRA DIVINA. Nisto tem-seTheourgiadecomposta em Theos, “Deus”, e Ergon, “Obra”, o “Feito Divino” ou OBRA DE DEUS levada à prática e realização neste mundo comum a todos, donde se concluir que TEURGIA é a OBRA DO ETERNO NA FACE DA TERRA.

A MAGIA DIVINA ou TEURGIA, aliás subjacente ao Espírito Tradicional da Igreja e da Maçonaria, para o seu entendimento justo e execução perfeita não se deve descurar que assenta em três colunas exclusivas:

1.º – Vontade fixa de fazer o Bem, a todos os níveis de consciência.

2.º – Trabalho de Salvação da Humanidade.

3.º – Ação da Grande Fraternidade Branca, nos planos social e espiritual.

A procura do domínio, antes, da harmonia com as forças universais pela TEURGIA, faz-se pela CIÊNCIA, ARTE e TÉCNICA.

Ciência – Teorias constituintes do dogma da Alta Magia, constituindo a Escolástica Teúrgica. Age sobre o mental e o cérebro.

Arte – Une a teoria à prática do Teúrgico, criando a ligação psicomental, e que constitui a vivência ou Teatro da Iniciação Teúrgica.

Técnica – Produz a adequação do dogma ao ritual através de factores externos, físicos, tornando objectivos os fins em vista, realização exclusiva à Ciência e Arte juntas exercidas no espaço consagrado do Templo Teúrgico, com as suas medidas e objectos canônicos cujos símbolos têm a vida que o Ritual lhes dá pela ação motora, sentimento de devoção e intelecto iluminado dos participantes ao mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que procuras? '.' .'.