Páginas

“A MAIOR DE TODAS AS IGNORÂNCIAS É REJEITAR UMA COISA SOBRE A QUAL VOCÊ NADA SABE."

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Os Enamorados





Os enamorados dizem: “Vê aonde teu coração te leva! Segue teus impulsos”.

Na verdade é bem intrigante no atual momento de minha vida postar exatamente sobre essa carta, só prova que nada é mesmo por acaso, tudo na vida acontece por algum motivo, as Leis são perfeitas demais pra funcionarem a esmo.

As figuras que desempenham um papel de primeira ordem nos símbolos e interpretações que lhes são atribuídos são os cinco primeiros arcanos maiores do tarô adivinhatório, ou seja, o Mago, a Papisa, a Imperatriz, o Imperador e o Papa. Do sexto arcano em diante os arcanos mais do que figuras, são personagens representados em situações particulares, cheios de significado. Desse modo “os Enamorados”designa-se na situação do indivíduo que se entrega às inclinações naturais que escolhe e é escolhido seja por outras pessoas, pela circunstancia ou pelo destino, que é amado e que ama.


Neste arcano observe que o casal que se une diante de nós simbolicamente representa aqui a união dos contrários, sem a qual o ser e o mundo jamais encontrariam algum descanso. Tratamos aqui da associação das duas polaridades positiva e negativa, do Céu e da terra, do bem e do mal, do alto e do baixo, do calor e do frio, do dia e da noite, da vida e da morte e de todas as energias regeneradoras e criativas, opostas porém complementares do mundo visível e invisível.

O verdadeiro sentido da escolha é o de eleger e manter uma direção, impedindo que os elementos ou acontecimentos exteriores influenciem em nossas decisões e possam nos induzir a estar dispersos, divididos ou perdidos.


No jogo de cartas

Frequentemente quando o arcano “os Enamorados” aparece revela a necessidade de uma escolha, de tomar uma decisão ou ainda, uma circunstância na qual o indivíduo é obrigado a exercer seu livre arbítrio. Assim esse arcano não está necessariamente relacionado ao mundo dos sentimentos, de outra forma está relacionado também com as motivações profundas do indivíduo com seus desejos e sua capacidade pra escolher uma só via. Evidentemente, a presença dos Enamorados, às vezes, pode se referir à vida amorosa. Está anunciando o desejo de Eros, a atração irresistível entre dois seres e a possível união.

Na astrologia está relacionado ao signo de Touro e ao planeta Vênus, seu regente, e em particular com o primeiro decanato de touro.


Significados positivos: Escolha, decisão, atração mútua, inclinação, desejo, motivação, resolução, acordo, união, determinação, compromisso.

Significados negativos: Indecisão, tendência para se deixar influenciar, inveja, dispersão, confusão, instabilidade afetiva, avidez.

No geral: Uma circunstancia que exige da pessoa optar por uma escolha, tomar uma decisão, chegar a um acordo, unir-se ou comprometer-se.

No tarô Egípcio está sob o nome de indecisão, corresponde a letra hebraica Vav, e a Knum como divindade egípcia, o guardião das fontes do Nilo.

No tarô bíblico representa o apóstolo Felipe que sentia dificuldade em tomar suas escolhas.

Na maçonaria está relacionado as qualidades fundamentais: Memória, imaginação, desejo e perfeição, e as qualidades subsequentes: Fantasias, criatividade, sexo, beleza harmonia e amizade.

Na Cabala está relacionado a Tifereth, ao mês de abril e a letra hebraica “Vô” (vav)

Está carta é a Beleza, o equilíbrio da alma, vida e Amor universal. É o último arcano do primeiro setenário. Está associado ao anjo Michael e ao Sol.


Na numerologia esta associado ao Número 6. O número 6 representa a Integração dos quatro veículos inferiores (matéria) que formam a personalidade humana: Físico, Vital, Emocional, Mental (símbolo X): 3x4=12 (espírito X matéria). Seis é número do Iniciado nos Mistérios Maiores, é o número do Amor-Sabedoria, da Glória, etc. O candidato à iniciação maior pode realizar o número 6 aprimorando sua cultura e caráter. Assim, recebe as 12 chaves para trabalhar as 12 petálas do chakra cardíaco, a fim de vencer os doze caminhos e dar condições para o seu Sol Interior (Coração entre as 12 colunas dorsais) ser semelhante ao Sol exterior. Integração Sim !


No sentido "amplo" da palavra, o número 6 encerra o Mistério da Unidade, da consciência, do ligares na terra e o ligares no céu, da mão Solar, daquilo que está em cima com aquilo que está embaixo, não havendo mais separação entre terrestre-celeste no seu entendimento. Um caminho difícil de ser trilhado mas, que representa o padrão evolutivo do quarto sistema de evolução (reino hominal). Portanto, já existe latente em nós as virtudes do número seis, tais como: Sentimentos de Amor, Fraternidade, Pax, a Incansável busca de Deus, responsabilidade, teimosia, disposição, dar e ser conselheiro, ser sonhador, magnetismo, atração, simpatia, amizade, beleza, pureza, sensibilidade, companheirismo, compaixão, acolhedor, Mãe, etc. Não devemos esquecer, é claro, muitos valores ainda precisam ser despertados.

No I ching é PI – Manter-se unido - solidariedade


Leonardo Rocha '.'

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo mt querido...Meu pequeno grande Mestre!!!Tbm amei!Namastê sempre!Fica na Paz!!JGD!!!Obrigada por sua amizade!

    ResponderExcluir
  3. ¡Muy bien! Me encantó!
    Tengo que volver aquí todos los días!
    besos querido hijo.

    ResponderExcluir

O que procuras? '.' .'.