Páginas

“A MAIOR DE TODAS AS IGNORÂNCIAS É REJEITAR UMA COISA SOBRE A QUAL VOCÊ NADA SABE."

domingo, 28 de novembro de 2010

O Amor


O amor em diversas culturas é tido como o sentimento mais sublime, Gandi disse: Quando alguém alcança a plenitude do amor, neutraliza o ódio de milhões. Madre Tereza de Calcutá disse: O amor é a força mais poderosa que existe. Jesus disse, amai ao próximo como a si mesmo. Deus é amor.


“Muito mais importante do que falar do amor é sentir o amor”

“ O amor verdadeiro não é apenas sentimento, sensação, é uma dádiva de Deus que podemos utilizar para auxiliar e beneficiar a todos os seres independente ao reino ao qual pertença, todas as coisas visíveis e invisíveis são imanentes a um único Deus, tudo é divino, todo o Cosmos é uma sinfonia de inúmeras expressões vibratórias da essência de Deus que se difunde por toda a parte. Tudo vibra com a vida de Deus e no amor de Deus, de Deus é ainda a luz divina que se reflete na mente do Ser humano e lhe permite perceber as coisas visíveis e invisíveis no universo. E dEle é também o amor que se pode manifestar no coração do ser humano e coloca-lo em comunhão com todos os seres.”

Quando nós relacionamos bem a mente com o coração conseguimos sentir o amor em sua plenitude, é o amar com sabedoria e o raciocinar com amor. Muitos sábios já nos falaram do amor expresso pelo coração transcendendo a esfera física, tais como, Sta. Tereza d’ávila, São João da Cruz, Jacob böheme, Sidarta Gautama, os sufis, xamãs, e o próprio Jesus.

Paralelamente ao coração nós temos o Chakra cardíaco, “centro energético do amor” que situa-se na região do tórax e está conectado com a glândula timo, responsável pelo funcionamento do sistema imunológico. É difícil encontrarmos pessoas com esse Chakra totalmente harmonizado pois isso significa que essa pessoa desenvolveu amor próprio e pela humanidade, verdadeira compreensão da compaixão e benevolência, aceitação, bondade, disponibilidade para o perdão, também ajuda ao próximo, tem sabedoria, conscientização do outro como irmão, dá consistência e vitalidade as aspirações amorosas, pacificação e fé na vida e nas pessoas.


No entanto é mais comum encontrarmos pessoas com ele desequilibrado, ainda mais hoje em dia com a situação sócio-econômica em que vivemos facilmente encontramos pessoas com depressão, angustiadas, desprezando à outrem e as coisas Belas, possuidoras de raiva e medo, têm dificuldade ao desapego das coisas materiais, pessoas frias e incapazes de amar e se emocionar, pessoas arrogantes, vaidosas ao extremo, egoístas, avarentas, hipócritas, ansiosas e desgostosas, isso facilmente gera: Doenças cardíacas, distúrbios de pressão, problemas pulmonares e bronquites, sistema imunológico ineficiente e dores de cabeça (em si mesmo e no caso das gestantes, nos filhos e em geral na vibração ao redor). Não obstante existem alimentos que auxiliam a harmonizar esse Chakra tais como as frutas e verduras verdes (abacate, kiwi, maçã verde, uva, agrião, alface, escarola, brócolis). O mantra YAM em ré natural, com a concentração no coração e na respiração é muito útil no trabalho de harmonização desse Chakra, esse mantra responsável pela irrigação energética do coração. É um canal de movimentação dos sentimentos. Desenvolvido, cria um canal de amor que pode ser utilizado para o trabalho assistencial, desenvolve a compaixão.


É igualmente importante saber que a época de sua maior influência é dos 21 aos 28 anos e tem por função principalmente nessa época ser intermediário para os chakras superiores e inferiores; impulsionar ao abraço de sua Verdade, ao Amor; reequilíbrio; altruísmo; compaixão. Este chakra se expande em todas as direções e dimensões, como uma estrela de seis pontas que é a representação de seu próprio elemento, o Ar.

O chacra cardíaco está ligado a quatro arcanos no tarô: arcano 3 - A Imperatriz - Vênus - letra Gimel (Camelo) Número 3 - Caminho direto para Kether - A Coroa - (Passar por Daat) - Pilar do Meio o arcano 12 - O Enforcado - Signo de Libra - Letra Lamed (Aguilhão) Número 30 - Caminho para Geburah - Severidade – Samael, Arcano 7 - O Carro - Signo de Gêmeos - Letra Zain (Arma/ espada) Número 7 - Caminho para Binah (Abrir 50 portas) - Pilar do Rigor, o arcano 10 - Roda da Fortuna - Signo Virgem - Letra Yod (Dedo/Mão de Deus) Número 10 - Caminho para Chesed - Misericórdia - Saquiel e o arcano 5 - O Hierofante - Signo Áries- Letra He (Janela) Número 5 - Caminho para Chockmah (O "Saber" dos 12 Signos)- Pilar do Amor.


Lembrando que essas são ferramentas que nos auxiliam a sentir cada vez melhor, uma outra ferramenta muito utilizada é a oração, mas aquela oração onde cada palavra é imbuída de sentimento, de vontade. Um salmo bem proferido com intenso desejo de louvar a criação, é uma excelente ferramenta, essas ferramentas é pra que compreendamos melhor o caminho de chegarmos “lá”, é como se fôssemos subir uma montanha sem um mapa, sabemos que devemos subir, jamais perderemos a direção que é subir, no entanto com um mapa será a subida bem mais fácil.

Em toda e qualquer cultura vamos encontrar como “alvo” a plenitude do amor, o amor é a manifestação da Luz e da Vida.


Leonardo Rocha '.'

4 comentários:

  1. Já que o assunto é amor, por que não trazer a melhor definição? E na minha opinião a mais completa.
    "Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
    E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
    E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
    O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
    Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
    Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
    Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
    O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;
    Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;
    Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.
    Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.
    Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.
    Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor." (1 Coríntios 13.1-13)
    Estas são palavras do apóstolo Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, com uma profundidade enorme. Acho que cada versículo desses é motivo para horas de pensamento e reflexão.
    Bom, que todos fiquem na santa Paz de Jesus! Amém!

    ResponderExcluir
  2. Belíssimo texto, querido irmão.
    Paz e amor a todos os nossos queridos irmãos de vida aqui na Terra.
    Andréa.

    ResponderExcluir
  3. Artigo muito completo. Tentar definir o amor é algo utópico e até mesmo irracional.

    De acordo com o que li em um artigo anterior, e concordo, hoje muitas pessoas associam o amor ao ciúme e são dois sentimentos que estão estritamente distantes, pois o primeiro advêm da alma enquanto o segundo, de sentimentos como vaidade, tentativa de autoafirmação, egoísmo, etc... Só sabe o que é amor aquele que respeita todos os limites entre o espaço que separa os corpos.

    Amar é ter contato primeiramente com a essência do que este representa. No amor entre duas almas este sentimento se manifesta ao olhar para o ser e lhe desejar todas as melhores coisas do mundo. É querer sua felicidade e realização acima de qualquer coisa ou fato, mesmo que este ser nunca venha fazer parte da sua vida. É prezar pela liberdade pois no fundo quem ama sabe que todos somos unidos de alguma forma. É admirar e valorizar as coisas mais simples que possam existir como o sorriso, o olhar, a inteligência, a personalidade, etc...O amor é o cuidado sem ferir o livre arbítrio do outro, é acima de tudo o respeito pela vida.....

    Seguindo o exemplo do irmão acima sempre que se fala do amor podemos lembrar da letra da canção do eterno Renato Russo:

    "Quem inventou o amor me explica por favor, Quem me diz o que aconteceu faz de conta que passou.
    Quem inventou o amor me explica por favor...
    Daqui vejo seu descanso, perto do seu travesseiro depois quero ver se acerto dos dois acorda primeiro.
    Quem inventou o amor me explica por favor,
    em quanto a vida vai e vem você procura achar alguém que um dia possa lhe dizer quero ficar só com você.
    Quem inventou o amor me explica por favor...

    ResponderExcluir

O que procuras? '.' .'.