“A MAIOR DE TODAS AS IGNORÂNCIAS É REJEITAR UMA COISA SOBRE A QUAL VOCÊ NADA SABE."

terça-feira, 7 de junho de 2011

Áries

Para começar preciso falar da relação que as constelações têm com os planetas e suas influências sobre a Terra. Já é de nosso conhecimento a influência da Lua sobre determinados ciclos atuantes na Terra. A ciência hoje já vem nos mostrando também a influência do Sol sobre a Terra, no entanto os Antigos (pra não entrar no mérito da História), já sabiam disso e além da influência que os planetas exercem sobre nós, eles já mensuravam a influência que cada constelação têm sobre nós, vejamos então que constelações são essas, os nomes que lhes foram atribuídos, elementos que sofrem maior influência, bem como outros aspectos que tendem nossa personalidade; inclinam mas não determinam.

Aqui vai minha opinião particular, existe um “plano” que é possível visualizar sob diversos seguimentos, astrologia, quiromancia, cartomancia entre outras formas de leitura, e estudo; não estamos aqui a esmo, as Leis Universais não funcionam aleatoriamente, no entanto não somos robôs, temos nosso livre-arbítrio pra que possamos escolher e experienciar as Leis que aqui vigoram.

Meu intuito aqui não é traçar um estudo da astrologia apenas demonstrar que astrologia não é aquilo que sai no jornal todos os dias, mas sim um estudo aprofundado da influência dos astros sobre nós, para nos conhecer melhor a fim de nos melhorar, evoluir já que a máxima conhece-te a ti mesmo é uma das máximas que nos orienta ao caminho de Retorno. Comecemos pois, com o signo de Áries.

Iniciando pela mitologia falemos de Frixos, filho de Nepele, falsamente acusado de violar biadice, foi condenado à morte, sendo, entretanto, salvo por um carneiro, dourado, em cujo dorso escapou. Alcançando a segurança ele imolou o carneiro à Zeus, que colocou a imagem docarneiro no céu. Tendo Marte, o deus da guerra como regente é o planeta de vigor do positivismo e da vivacidade. Ele foi associado ao calor por sua cor avermelhada o que não condiz com a realidade pois é um planeta frio, sua cor é devido a oxidação. Marte rege Áries e é exaltado em Capricórnio. Fazendo uma alusão à Maçonaria, por representar o fogointerior do Homem, a força que estimula o crescimento e desenvolvimento, Áries simboliza o fogo interno, o ardor incontido do candidato à procura da iniciação maçônica, ou seja, a procura da Luz. É o passo inicial da renovação da natureza, pelo fogo que é o elemento de Áries. I.N.R.I. (Igne Natura Renovatur Integra): “O Fogo renova a natureza inteira”.


Na figura acima vemos a cor vermelha, fazendo alusão ao elemento fogo, e o elemento do Fogo é o mais importante, pois ele é uma expressão do Fogo Sagrado, de onde procedem a Chama Violeta e suas congêneres. Uma de suas atividades construtivas, no plano físico, é purificar através da incineração de detritos e de corpos humanos, a qual permite o retorno dos respectivos elementos ao Sol, para uma repolarização. A atividade destrutiva do fogo é demonstrada na queima de construções e florestas e também em relâmpagos, na tempestade e no uso de armas de fogo, bombas etc.. O Fogo é visto como um portal para outra dimensão em algumas correntes, tendo em vista seu aspecto purificador e regenerador.

O Elemento Fogo é associado aos signos de Áries, Leão e Sagitário, além de reger a Primeira, Quinta. e Nona.casas. Aqueles que nascem sob um signo de elemento Fogo são muito criativos e animados. Às vezes se empolgam demais principalmente o ariano que tem o fogo em seu aspecto principiante e as coisas fogem ao seu controle, mas isso faz parte de sua natureza auto-suficiente e confiante.

É também compreensível que um signo de Fogo seja ardente quando o assunto é amor. Somos os signos mais sexy do zodíaco, sabemos exatamente como conquistar o sexo oposto, não poupando esforços para tal.


Finalmente, nós somos fortes, criativos e divertidos, e geralmente somos uma inspiração aos amigos e familiares. Mas não nos provoque nem irrite, quando nós nos zangamos, é pra valer. Além disso, podemos ser bastante "mandões" e autoritários quando queremos ou precisamos, e chegamos a forçar nosso caminho e escolhas aos outros que nos cercam, por isso é preciso que o trabalho seja exatamente o contrário, atendando para as falhas, procurando corrigir sempre essas más tendências.

Já que falamos do elemento fogo me reporto ao seu Elemental, as Salamandras. As Salamandras, ou Espíritos do fogo vivem no éter atenuado e espiritual que é O invisível elemento do fogo. Sem elas, o fogo material não pode existir.

Elas reinam no fogo com o poder de transformar e desencadear tanto emoções positivas quanto negativas. As Salamandras, segundo os especialistas, parecem bolas de fogo e que podem atingir até seis metros de altura. Suas expressões, quando percebidas, são rígidas e severas. Dentro de todas as formas energéticas (o fogo, a água e o mineral), estes seres adquirem formas capazes de desenvolver pensamentos e emoções. Esta capacidade derivou do contato direto com o homem e da presença deles em seu cotidiano. Por tal motivo, as Salamandras desenvolveram forças positivas, capazes de bloquear vibrações negativas ou não produtivas, permitindo um clima de bem estar ao homem.


O homem é incapaz de se comunicar adequadamente com as Salamandras, pois elas reduzem a cinzas tudo aquilo de que se aproximem. Muitos místicos antigos, preparavam incensos especiais de ervas e perfumes, para que quando queimados, pudessem provocar um vapor especial e assim formar em seus rolos a figura de uma Salamandra, podendo assim sentirem sua presença. Paracelso afirma que muitas Salamandras são vistas na forma de bolas ou línguas de fogo correndo através dos campos ou irrompendo nas casas. Para muitos aqui no Brasil, costuma- se chamar estas aparições de "fogo - santelmo". Mas, a maioria dos místicos, afirma que as Salamandras são Seres gigantes, imponentes e flamejantes em roupas fluidas, com uma armadura de fogo. Elas são as mais poderosas dos elementais e têm como seu regente um magnífico espírito flamejante chamado Djim,terrível e aterrorizante na sua aparência. Os antigos sábios sempre foram advertidos para manter- se à distância delas, pois os benefícios derivados do seu estudo frequentemente não eram proporcionais ao preço que se pagava por eles. Elas possuem especial influência sobre as criaturas de temperamento ígneo e tempestuoso. Tanto nos animais como no homem, as Salamandras trabalham através da natureza emocional por meio do calor corpóreo,do fígado e da corrente sanguínea. Sem sua assistência,não haveria calor.


Este acima é o símbolo tradicional do Fogo no esoterismo.

Invocar as Salamandras nas primeiras luzes do sol. Caso isto não seja possível, é necessário que o elemento fogo esteja presente. O mais indicado é o uso da vela. Esta invocação é feita para se ter mais força de vontade, coragem, vigor, entusiasmo e bons empreendimentos. Atua no trabalho e na espiritualidade.

O Fogo é um elemento ativo, de energia e de busca por conhecimentos e identidade. A ação é o fator básico deste elemento. O Fogo é o agente da criação e da transformação, por isso dá vida e aquece quando moderado. Pode ser também destrutivo e resecante quando em excesso.

Desde tempos imemoriais o fogo tem sido considerado sagrado, participando de inúmeras cerimônias religiosas e místicas. Sendo um presente dos deuses, é usado para penetrar no reino invisível do espírito. Ele pode tanto manter quanto destruir a vida, é energia pura, associada ao espírito.

Pode ser usado para limpeza espiritual e consagração de ambientes, uma vez que tem um grande poder purificador e transformador absoluto. Na antiga China era considerado também um catalisador das mudanças. A maneira mais eficiente e moderna de trazer o fogo para sua casa, altar ou local de trabalho é através das velas decorativas tão em moda hoje em dia.


INVOCAÇÃO ÀS SALAMANDRAS

Eu vos saúdo, Salamandras,
Que constituís a representação do elemento fogo.
Peço, que com vosso trabalho,
Forneçais a mim poder de resolver tudo,
De acordo com vossa vontade,
Alimentando meu fogo interno,
Aumentando minha chama trina do coração
E assim formar um novo universo.
Mestres do fogo, Eu vos saúdo fraternalmente.
Amém.


O fogo na astrologia representa a força do espírito. É o desejo da vida, à vontade de ser. Para os signos de Áries, Leão e Sagitário isto significa pressa, impaciência, ação individual, esperança, confiança em si próprio, paixões, desejo de vencer e honestidade. Os signos de Ar abanam as chamas do Fogo, fornecendo-lhes novas idéias, o que torna esses dois elementos compatíveis.

Áries é um signo cardinal, os signos cardinais que são: Áries, Câncer, Libra e Capricórnio), refletem os começos e pessoas que são "iniciadoras". Esses nativos são ótimos em começar projetos, planos, etc, mas a conclusão desses não é frequente. Somos pessoas ativas, rápidas e muito ambiciosas, mas às vezes mudamos de ideia ou de direção e seus planos acabam ficando na gaveta.

ORAÇÃO DAS SALAMANDRAS.

No Templo de Delfos, uma salamandra se punha em comunicação com os Iniciados. Porfírio, discípulo de Plotino, que conhecia bastante o Oculto, revelou aos homens a seguinte prece da Salamandras, que não é propriamente a elas dirigida, mas ao próprio Fogo Criador, mesmo porque os elementais ou Espíritos da Natureza não conhecem outra linguagem senão a que lhes é própria:

"Ó Imortal, Eterno, Inefável e Iincriado Pai de todas as coisas, conduzido no carro que desliza sem cessar pelos mundos que dão sempiternas voltas; dominador das imensidades etéreas, onde está ereto o trono do teu poder, sobre o qual teus olhos formidáveis descobrem tudo e teus belos e santos ouvidos escutam tudo, atende aos teus filhos, que amaste desde o nascimento dos séculos; porque a tua dourada, grande e eterna majestade resplandece acima do mundo e do céu das estrelas; estás elevado acima delas, ó fogo faiscante; aí, tu te acendes e te conservas a ti mesmo pelo teu próprio esplendor, e saem da tua essência regatos inesgotáveis de luz, que nutrem teu espírito infinito. Este espírito infinito alimenta todas as coisas e faz tesouro inesgotável de substância pronta à geração que elabora e que se apropria das formas de que a impregnaste desde o princípio. Deste espírito tiram também sua origem estes reis mui santos que estão ao redor do teu trono e que compõem a tua corte, ó Pai universal! ó único! ó Pai dos felizes mortais e imortais."
"Criaste, em particular, potências que são maravilhosamente semelhantes ao teu eterno pensamento e à tua essência adorável; tu as estabeleceste superiores aos anjos, que anunciam ao mundo as tuas vontades; enfim, nos criaste na terceira ordem no nosso império elementar. Aqui, o nosso contínuo exercício é louvar e adorar os teu desejos; aqui, ardemos incessantemente aspirando possuir-te. Ó pai! ó mãe! ó mais terna das mães! ó arquétipo admirável da maternidade e do puro amor! ó filho, flor dos filhos! ó forma de todas as formas, alma, espírito, harmonia e número de todas as coisas! Amém."

Áries é regido pelo planeta Marte que corresponde a terça feira, dia ligado a rituais de Ataque, proteção e defesa, é o dia do deus da guerra, na Umbanda Ogum , no catolicismo São Jorge, seu metal é Ferro, e um bom dia para se consagrar a espada.

Aqui vai algumas peculiaridades do signo de Áries caso alguém queira saber dos elementos que possam compor determinados rituais mágicos.

Que seja feito com Marte diurno (Ares), seu anjo é Malquidiel; cor vermelho-sangue; metal como já foi falado é o ferro, pedra rubi, aroma de menta, como erva Hortelã, flor gladíolo, árvore a Videira, animal terrestre é o cão, aquático o Cavalo-marinho, ave é o galo, no corpo humano corresponde a cabeça (mais particularmente a glândula pineal), a morada da Lua é Alnat. Para Marte em específico temos: Verdura é a cebola, grão é feijão, fruta é uva, bebida é o guaraná, especiaria a pimenta, e a raia como animal aquático.

Na Kabalah é Kether, rege o Chakra da Coroa, seu verbo é “Eu sou”. Áries simboliza o primeiro período (0° a 30°) da Primavera;

O nascimento das pessoas que tem Áries no ascendente pode ocorrer em circunstâncias um pouco agitadas, envolvendo algum tipo de cirurgia, cesariana de emergência ou não programada, dentro de uma ambulância, num clima agressivo, tenso, impaciente ou violento. Não podemos nos esquecer que Áries é o signo da pressa e as pessoas com este ascendente já chegam apressadas para viverem sua vida. Jeito apressado, extrovertido. Independência, franqueza, impaciência. Quem tem Áries como ascendente busca a ação e o confronto com o meio em que vive, para que seu Eu possa ser expresso.

Vejamos o que os ciganos falam acerca do período que corresponde ao nosso período para Áries:

PUNHAL de 22 de março a 20 de abril

A impulsividade é a principal característica do nativo deste signo. Sincero e autêntico, expressa a sua opinião, doa a quem doer. Persistente, não desiste até alcançar o seu objetivo. Regido por Marte.

Segue agora um perfil resumido do ariano, lembrando que esse perfil é muito relativo sendo designado pela astrologia ela mesma refuta certos aspectos que podem diversificar devido ao posicionamento de certos planetas em determinadas casas.

É um signo positivo, masculino, violento, diurno e animal. Simboliza a exteriorização, a energia, a ação. É este impulso vital que leva o bebê ao nascimento, é o primeiro movimento e o primeiro alento de tudo o que vive.
Governado por Marte, Deus da Guerra na Mitologia Grega, simboliza tudo o que este Deus do Olimpo simbolizava: a guerra, as armas de fogo ou brancas, a velocidade, o fogo, a virilidade, o impulso animal. Marte governa a cabeça, e por causa disso dificilmente os Arianos escapam de ferimentos na cabeça, ou rosto, que sempre deixam uma cicatriz, uma marca desta energia destrutiva e violenta. Mas o que seria o mundo se não existisse esse impulso vital? As iniciativas, a coragem, o comando, a ambição, o desejo de autoridade e de execução, a realização dos projetos são governados por este planeta e significados pelo Signo, e sem eles nada se realizaria... Não é à toa que é a primeira casa do Zodíaco, casa do elemento fogo, sem o qual nada se cria.
É neste signo que se encontram a maioria dos esportistas, amantes da velocidade, do risco, e de todas as artes marciais, e também os cirurgiões, ferreiros, os militares (Marte-Saturno), mas também as pessoas mais agressivas e violentas. Duas faces da mesma medalha? Sim, porquê os natos deste signo de violência, levados pelo impulso e pela imprudência, agem precipitadamente, sem perseverança, e sem muito controle de suas emoções, se envolvendo em brigas e acidentes. O impulso que os leva a ter um espírito de luta, decisão, iniciativa e liderança, também pode ser descontrolado e perigoso! Para controlar este impulso excessivo, as artes marciais e os esportes são necessários e benéficos. Tudo na justa medida!
Na saúde, como já dissemos, seu ponto fraco é a cabeça, razão pela qual dificilmente escapam de algum ferimento. São também sujeitos a febres violentas e súbitas, erupções cutâneas, abcessos e logicamente aos acidentes.

Áries e o amor:
Sendo seres impetuosos, os arianos se apaixonam de pressa, se jogando no relacionamento com o ardor que lhes é peculiar. Tem uma grande necessidade de sexo, sempre e em qualquer lugar, e sendo precipitados, e pouco pacientes, podem estragar as coisas não dando a devida atenção ao seu parceiro. Se o parceiro não for da mesma forma entusiasmado, eles podem se desinteressar rapidamente e “partir para outra”. Cultivem a tenacidade e a paciência para relacionamentos duradouros.

Áries e a casa:
E como seria um quarto para o nativo deste signo? Para o ariano, nativo do menos noturno dos signos, entrar em seu quarto à noite, já é quase deixá-lo de manhã cedo, pois ele adormece de uma vez e acorda da mesma maneira, e com a corda toda! Por isso o ideal para ele é uma decoração isenta de muitos detalhes, funcional e descomplicada. Espaços amplos são fundamentais, onde se possa andar a passos largos, respirar amplamente, cuidar do físico, pois se trata de um aficionado pela vida saudável. Pode ter em sua casa um canto para os hobbies ou uma pequena academia de ginástica. Aliás vemos muitos arianos nas academias de ginástica. Pudera, com aquela energia toda para gastar! Cores vivas e frescas são as mais indicadas, para o seu equilíbrio, como o rosa baunilha, rosa indiano, com tons vermelho e alguns toques de verde natureza!

Leonardo Rocha \

Um comentário:

  1. Caro Frater,

    Primeiramente manifesto minha apreciação pelo artigo. Concordo e considero inteligente sua afirmação uma vez que a influência zodiacal "inclina não determina" uma personalidade. Não há qualquer necessidade de tecer comentários a respeito das previsões astrológicas de jornais e revista bem como do Meia Hora, muito menos das previsões dadas em rádios, são altamente bizarras, pior que elas somente os classificados "trago seu amor em 3 horas"..rsrs.
    Signos de fogo não são os mais fáceis de lidar pois, com frequencia têm traços explosivos e a sinceridade deles é em muitas vezes prejudicial. Mas geralmente os identifico com um grande senso de justiça. O ariano em especial mistura carisma, justiça e espírito de liderança que o fazem realmente encantadores. Posso afirmar (baseada nos meus limitados conhecimentos das caracteristicas do nativo de áries)que este é na maioria das vezes "um gênio disfarçado", porém percebo que a organização e disciplina não são uma das características mais evoluidas nesse ser, sendo por isso, que muitas vezes não conseguem concluir o que começam. A personalidade quase imperativa e o alto nível carismático os tornam verdadeiros líderes quando bem treinados na questão "disciplina" "organização" e "persistência".
    Um abraço do tamanho da costelação de áries.

    ResponderExcluir

O que procuras? '.' .'.