Páginas

“A MAIOR DE TODAS AS IGNORÂNCIAS É REJEITAR UMA COISA SOBRE A QUAL VOCÊ NADA SABE."

quarta-feira, 2 de março de 2011

A Estrela


Lembre-se do Anjo da temperança. Ele, ao mesmo tempo, nos revelou e nos deu ao mesmo tempo o significado da medida que desperta o bom uso das forças, energias, recursos que guardamos dentro de nós, entretanto, com o passar do tempo, as energias vitais e primordiais arredam-se da função inicial e do princípio original. Objetivando exercer uma influência sobre o mundo físico e material, o Diabo tomou posse das energias e utilizou para outras finalidades. Esta tomada de posse e este desvio deram origem a uma queda e a uma submersão, representadas na Casa de Deus, a torre fulminada por um Raio cujo, o símbolo é o de presunção, do orgulho do homem, que acredita poder se elevar sozinho e fisicamente à Deus.

Deparamo-nos neste ponto, diante do pecado em estado puro, ao menos no sentido que normalmente se entende por pecado, ou seja, falta, erro, culpabilidade, transgressão, em outros itens. Cometer pecado, ou melhor, o verbo pecar, certamente deriva de uma raiz latina e do Sânscrito, que originalmente significava “dar um passo em falso” quando pisam,os em falso, obviamente, tropeçamos ou caímos. “Pesha”, a palavra hebraica que significa pecado, tem principalmente o sentido de “passo, marcha, progressão,” assim deduzimos que pecar é progredir. Trata-se de uma escolham uma opção com a qual o homem conta, e cabe a ele a decisão de qual uso fará, a respeito do grande princípio original que esta nele, destas energias que nele circula. Será que as poderá lançar para o exterior e exercer uma influencia sobre o mundo físico e material? Ou para o interior de si mesmo, afim de criar esta “inversão de luzes”, à qual fazemos alusão ao signo de aquário e que será para ele o início de uma libertação e revelação.

Como uma representação simbólica do poder da palavra, da fala e do verbo, é a água que volta à água. Temos aqui a 17° letra-número do código da Cabala, phé, a palavra em hebraico que também está relacionada a este arcano. Pois pode significar tanto a fala como palavra. Este arcano nos revela que as palavras proferidas pela nossa boca exercem grande influência sobre os elementos e os estros. A Palavra é ação, é o resultado imediato de nossas reflexões, pensamentos, idéias e inteligência da nossa mente e mentalidade.

Do mesmo modo que Aquário esvaziou o conteúdo de suas ânforas, no Rio do tempo e da vida, a mulher representada neste arcano verte os seus pensamentos mais íntimos e participa ativamente em tudo o que é.

No jogo de cartas em geral este arcano representa a inspiração criativa, a fé e a esperança, a comunhão e a comunicação.

Seus significados positivos são: Libertação, imaginação, inspiração, criação, revelação, harmonia entre os pensamentos, as idéias e as crenças, as circunstâncias ou acontecimentos da vida, nascimento, Fé, felicidade plenitude.

Os significados negativos são: Tendência para se deixar influenciar, para se deixar levar, ou arrastar pelas idéias, e pensamentos dos outros. Falta de fé, de confiança em si mesmo, abandono.

Seu número é 80, sua letra é “P” (Phê em Hebraico). Esta associado a Mercúrio (pensamentos e idéias) e a Netuno (revelação, inspiração e Fé) também está associado à Júpiter na décima casa no sentido de confiança e visão de longo alcance, e ao signo de Aquário, cuja imagem simbólica é muito semelhante a deste arcano.

No tarô bíblico este arcano é representado pela Arca da Aliança que traz a visão de todo o futuro.


Este arcano tem sua beleza peculiar, particularmente me inspira pela Fé, como místicos temos as ferramentas necessárias à fé, cabe a nós usa-las ou não. Sophia a divina sabedoria, as sacerdotisas do Oráculo de Ísis. Esta carta se opõe a destruição, nos lembra que tudo é eterno e imortal em Deus e nada é sem uma razão de ser, também nos remete a lei de Lavoisier: Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.

No Iching é 61 Chung – Verdade interior

Leonardo Rocha '.'

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que procuras? '.' .'.